sexta-feira, 18 de junho de 2010

UAB (Universidade Aberta do Brasil)




Universidade Federal de Roraima

Centro de Educação – CEDUC

Curso: Pedagogia

Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação

Professora: Teresa Kátia Albuquerque

Acadêmicas: Juliana Lima Magalhães, Itamara Cardoso dos Santos, Suani Mara da Silva Viana.


Trabalho apresentado como requisito da disciplina tecnologia da informação e comunicação aplicação e educação sob a orientação da professora Teresa Kátia, do curso de pedagogia UFRR.



Introdução







Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa em campo e bibliográfica, levando dados sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil, trazendo o foco desta pesquisa para a Universidade Aberta do Brasil/ Universidade Federal de Roraima (UAB/UFRR), onde esses dados a serem apresentados foram obtidos através de uma entrevista com o representante da UAB/UFRR, Fábio José Parreira.


Sistema Universidade Aberta do Brasil









UAB significa Universidade Aberta do Brasil, é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 2005.

O objetivo da UAB é levar a educação aos municípios, para as pessoas que estão a margem do ensino.

Encontram-se a margem do ensino e conhecimentos, os municípios que não tem cursos superiores públicos, ou no caso da capital, Boa Vista, a demanda à procura dos cursos é maior do que o número de vagas ofertadas para a população de Boa Vista, ou ainda, o curso desejado não é ofertado por uma universidade pública, então surgiu a UAB, que traz para a população um ensino superior público de qualidade.

O acesso é por meio da educação à distância, onde a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) é a grande parceira da UAB, os cursos têm como público prioritário os professores seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores que atuam na educação básica, mas atende também a população com cursos de graduação.

Para isso, o Sistema tem como base, as parcerias entre as esferas: federais, estaduais e municipais do governo.

Histórico e Decreto ( No 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006.) UAB/UFRR


Em 2005 foi publicado o edital de seleção UAB-01/2006 – SEED-MEC, as instituições públicas de ensino superior apresentaram suas propostas para a implantação da Universidade Aberta do Brasil.

Em Roraima os professores do Departamento de computação com parceria com o Departamento de matemática da UFRR, tiveram como representante o professor Ville Caribas Lima de Medeiros que teve a missão de representar Roraima e mostrar a proposta.


DECRETO No 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006.
Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do
Brasil - UAB.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 80 e 81 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001, na Lei no 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, bem como no Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005, DECRETA:

Art. 1o Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

Parágrafo único. São objetivos do Sistema UAB:

I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica;

II - oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento;

IV - ampliar o acesso à educação superior pública;

V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País;

VI - estabelecer amplo sistema nacional de educação superior a distância; e

VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

Art. 2o O Sistema UAB cumprirá suas finalidades e objetivos sócio-educacionais em regime de colaboração da União com entes federativos, mediante a oferta de cursos e programas de educação superior a distância por instituições públicas de ensino superior, em articulação com pólos de apoio presencial.

§ 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se o pólo de apoio presencial como unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior.

§ 2o Os pólos de apoio presencial deverão dispor de infra-estrutura e recursos humanos adequados às fases presenciais dos cursos e programas do Sistema UAB.

Art. 3o O Ministério da Educação firmará convênios com as instituições públicas de ensino superior, credenciadas nos termos do Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005, para o oferecimento de cursos e programas de educação superior a distância no Sistema UAB, observado o disposto no art. 5o.

Art. 4o O Ministério da Educação firmará acordos de cooperação técnica ou convênios com os entes federativos interessados em manter pólos de apoio presencial do Sistema UAB, observado o disposto no art. 5o.

Art. 5o A articulação entre os cursos e programas de educação superior a distância e os pólos de apoio presencial será realizada mediante edital publicado pelo Ministério da Educação, que disporá sobre os requisitos, as condições de participação e os critérios de seleção para o Sistema UAB.

Art. 6o As despesas do Sistema UAB correrão à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas ao Ministério da Educação e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, devendo o Poder Executivo compatibilizar a seleção de cursos e programas de educação superior com as dotações orçamentárias existentes, observados os limites de movimentação e empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira.

Art. 7o O Ministério da Educação coordenará a implantação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação dos cursos do Sistema UAB.

Art. 8o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 8 de junho de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 9.6.2006.



Entrevista com Fábio José Parreira (Coordenador Geral da UAB/UFRR)


Entrevista realizada no dia 01 de junho de 2010, pelas acadêmicas do curso de pedagogia.

Acadêmicas: Itamara Cardoso dos Santos, Juliana Lima Magalhães, Suani Mara da Silva Viana

Entrevistado: Fábio José Parreira (Coordenador Geral da UAB/UFRR)

Assunto: Universidade Aberta do Brasil







O que é UAB?
UAB é uma sigla da Universidade Aberta do Brasil.

Qual o objetivo desse programa?
O objetivo é levar a educação aos lugares mais distantes, para as pessoas que estão a margem do ensino.
E também até aquelas ciências que embora exista ( na UFRR), o quantitativo de vagas seja insuficiente. Então, o governo criou a UAB, por isso Universidade ABERTA do Brasil, Universidade para todas as instituições, atingindo todo o Brasil.

Fale sobre os pólos e o funcionamento?
Em Roraima, nós temos quinze (15) pólos, cada município é um (1) pólo, a mantenedora desses pólos é a UNIVIRR.
Todos os pólos funcionam.

Quais os cursos ofertados?
Hoje nós temos uma especialização em educação a distancia, Produção de material didático, Gestão Escolar que é outra especialização que já foi concluída, Gerência de conteúdos, que também já foi concluída.
Pra esse ano nós estamos pleiteando a renovação desses cursos, as duas especializações foram aprovadas hoje na pró-reitoria.
E estamos com cinco novas graduações a serem implantadas para este ano, Licenciatura em Informática, licenciatura em matemática, licenciatura em física, graduação em administração pública e licenciatura em música.
Os quatro primeiros estão em fase de aprovação. Licenciatura em música para março de 2011 está em negociação, que será em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul.

Quantas vagas são ofertadas?
Para o curso de graduação, vão totalizar 250 vagas para licenciatura em informática, 200 para licenciatura em física, 200 para licenciatura em matemática, 200 para bacharelado em administração pública e 100 para licenciatura em música, totalizaram 950 novas vagas que a Universidade vai ta criando a distancia.
Será dividida para o interior também, e aí, por exemplo, licenciatura em música inicialmente vai ficar só na capital, não será difundida para o interior, a segunda ou terceira turma de acordo com o que vai tendo estrutura vamos difundir para o interior.

Como é feita a implantação de um novo curso?
Pra norteia a criação desses cursos, foi feito um questionário em todo o estado, esse questionário perguntava: qual curso que você gostaria de fazer? e a maioria optou por licenciatura em informática.

Como ocorre a divulgação?
A gente divulga primeiro nos meios de comunicação local em cada cidade que é rádio, via folder, os próprios coordenadores de pólos que moram no interior, a UNIVIRR que tem sido um parceiro forte para divulgação e via internet, na página da UFRR e na página da UAB.

Quantas turmas foram concluídas?
Até agora nós temos uma (1) turma do curso seqüencial, duas (2) de curso de especialização, e três (3) turmas de curso de extensão.

Fale sobre o processo seletivo?
Por exemplo, para essas duas especializações que foram aprovadas o processo seletivo vai ocorrer em média lá pro mês que vem (julho).

Entrevista com a Profª Teresa Kátia Albuquerque (Coordenadora de tutoria da UAB)


Profª Teresa Kátia Alburquerque (Coordenadora de tutoria da UAB)




  • Quem ministra as aulas?

Na UAB, temos os professores que ministram as disciplinas (escolhidos pela coordenação da UAB-UFRR), os tutores presenciais (os tutores residem no seu município e orientam os cursistas no laboratório ) e a distância (os tutores residem em Boa Vista e orientam os cursistas no Ambiente Virtual de Aprendizagem -AVA- Moodle).

  • Como ocorre a seleção dos tutores?

A seleção ocorre por meio de edital lançado pela UAB, os pré-requisitos são:

- Curso Superior em Licenciatura Plena, com especialização em áreas afins;

- Disponibilidade de 20 horas semanais, incluindo um final de semana por mês;

- Conhecimentos e habilidades em Informática Básica, internet e Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle);

- Possuir vínculo empregatício com Município, Estado ou União, mesmo que em caráter temporário;

- Ter experiência em cursos à distância


DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA TUTOR:


  • O candidato selecionado atuará como tutor dos cursistas matriculados em curso de Pós- Graduação em Gestão Escolar, tendo como atribuições:

  • Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;

  • Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;

  • Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;

  • Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;

  • Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos cursistas;

  • Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;

  • Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos cursistas e encaminhar à coordenação de tutoria;

  • Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;

  • Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais, em especial na aplicação de avaliações.

  • Comparecer em todos os encontros presencias e elaborar relatórios dos mesmos.


Como acontecem os encontros presenciais nos municípios?

O Curso de Gerencia de Conteúdo para Web/UAB-UFRR, está implantado em 08 (oito) municípios: Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza. A equipe de trabalho consta atualmente com 45 colaboradores entre: Coordenador de Pólo, Professores das Disciplinas, Tutores Presenciais e a Distância.

No curso seqüencial Gerência de Conteúdo para WEB, os professores e tutores a distância realizam encontros presenciais duas vez por mês nos oito municípios que estavam sendo ofertado o curso.

CONCLUSÃO

Neste trabalho apresentamos dados obtidos sobre a Universidade Aberta de Roraima e deduzimos que esse programa do MEC, criado em 2005, vem suprir as necessidades dos estados brasileiros, a respeito de um ensino superior público de qualidade, então a UAB vem proporcionar aos municípios essa educação a distancia, que visa qualificar não só professor com as especializações ofertadas, mas também a comunidade com cursos de graduação.
Em Roraima a Universidade Aberta do Brasil (UAB) junto com a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) abrange todo o estado, nota-se a eficácia desse programa, já que são quinze (15) municípios e quinze (15) pólos, todos em pleno funcionamento.

REFERÊNCIA



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Disponível em:

http://www.uab.ufrr.br/ acessado em: 17 abril 2010

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Disponível em:

http://www.uab.capes.gov.br/ acessado em: 17 abril 2010