sexta-feira, 18 de junho de 2010

Entrevista com Fábio José Parreira (Coordenador Geral da UAB/UFRR)


Entrevista realizada no dia 01 de junho de 2010, pelas acadêmicas do curso de pedagogia.

Acadêmicas: Itamara Cardoso dos Santos, Juliana Lima Magalhães, Suani Mara da Silva Viana

Entrevistado: Fábio José Parreira (Coordenador Geral da UAB/UFRR)

Assunto: Universidade Aberta do Brasil







O que é UAB?
UAB é uma sigla da Universidade Aberta do Brasil.

Qual o objetivo desse programa?
O objetivo é levar a educação aos lugares mais distantes, para as pessoas que estão a margem do ensino.
E também até aquelas ciências que embora exista ( na UFRR), o quantitativo de vagas seja insuficiente. Então, o governo criou a UAB, por isso Universidade ABERTA do Brasil, Universidade para todas as instituições, atingindo todo o Brasil.

Fale sobre os pólos e o funcionamento?
Em Roraima, nós temos quinze (15) pólos, cada município é um (1) pólo, a mantenedora desses pólos é a UNIVIRR.
Todos os pólos funcionam.

Quais os cursos ofertados?
Hoje nós temos uma especialização em educação a distancia, Produção de material didático, Gestão Escolar que é outra especialização que já foi concluída, Gerência de conteúdos, que também já foi concluída.
Pra esse ano nós estamos pleiteando a renovação desses cursos, as duas especializações foram aprovadas hoje na pró-reitoria.
E estamos com cinco novas graduações a serem implantadas para este ano, Licenciatura em Informática, licenciatura em matemática, licenciatura em física, graduação em administração pública e licenciatura em música.
Os quatro primeiros estão em fase de aprovação. Licenciatura em música para março de 2011 está em negociação, que será em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul.

Quantas vagas são ofertadas?
Para o curso de graduação, vão totalizar 250 vagas para licenciatura em informática, 200 para licenciatura em física, 200 para licenciatura em matemática, 200 para bacharelado em administração pública e 100 para licenciatura em música, totalizaram 950 novas vagas que a Universidade vai ta criando a distancia.
Será dividida para o interior também, e aí, por exemplo, licenciatura em música inicialmente vai ficar só na capital, não será difundida para o interior, a segunda ou terceira turma de acordo com o que vai tendo estrutura vamos difundir para o interior.

Como é feita a implantação de um novo curso?
Pra norteia a criação desses cursos, foi feito um questionário em todo o estado, esse questionário perguntava: qual curso que você gostaria de fazer? e a maioria optou por licenciatura em informática.

Como ocorre a divulgação?
A gente divulga primeiro nos meios de comunicação local em cada cidade que é rádio, via folder, os próprios coordenadores de pólos que moram no interior, a UNIVIRR que tem sido um parceiro forte para divulgação e via internet, na página da UFRR e na página da UAB.

Quantas turmas foram concluídas?
Até agora nós temos uma (1) turma do curso seqüencial, duas (2) de curso de especialização, e três (3) turmas de curso de extensão.

Fale sobre o processo seletivo?
Por exemplo, para essas duas especializações que foram aprovadas o processo seletivo vai ocorrer em média lá pro mês que vem (julho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário